Publicações e Notícias
Publicações e Notícias
O vereador Mauro Fretta (PSB) fez um desabafo na sessão desta quarta-feira, 18, sobre a situação das rodovias estaduais que cortam Concórdia. Para ele, a Agência de Desenvolvimento Regional acaba ficando limitada nas decisões e resoluções porque não tem autonomia e recursos financeiros, para resolver questões simples, como as roçadas às margens da rodovia.
O reajuste dos servidores públicos municipais de Concórdia foi aprovado por unanimidade de votos em primeira votação, nesta terça-feira, 17 de abril. A proposta negociada entre as duas Comissões que representaram servidores e o governo foi aprovada pela assembleia dos servidores. Com isso, na folha de pagamento deste mês de abril será pago o reajuste de 2,41%, sendo 1,81% de reposição de inflação e 0,60% de aumento real, de forma retroativa a março, data base da categoria.
A mudança de endereço para um único endereço da Secretaria de Saúde e da Farmácia Municipal em Concórdia, foi novamente motivo de debate na última sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira, 5. A discussão passou pela importância de se construir imóveis próprios, o valor da venda da antiga sede e a polêmica criada nas redes sociais com o valor dos alugueis, que acabou por “puxar” outros assuntos para o debate.
A mudança da Secretaria de Saúde e Farmácia Municipal de Concórdia para um único espaço a partir da próxima semana provocou comentários na sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia, na manhã desta quarta-feira, 4. O atendimento da Secretaria de Saúde e da Farmácia Municipal passam a ser em novo endereço, na Rua Marechal Deodoro, a partir de terça-feira, 10 de abril. Na segunda-feira, dia 9, não haverá atendimento na Farmácia.
A situação envolvendo a reestruturação da Rua Victor Sopelsa, no Parque de Exposições, caminha para uma solução ainda este ano. Pelo menos está é a expectativa da vereadora Marilane Fiametti (MDB) e também moradora atingida daquela rua é que reuniões entre as advogadas que representam o grupo e também com o Ministério Público mostram avanços no processo judicial.
A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou por unanimidade de votos nas últimas sessões do mês de março a denominação de 15 ruas do município. Um levantamento apontou que existem cerca de 200 ruas sem nomenclatura oficial. Desta forma, um trabalho em conjunto está sendo feito para fazer estas denominações e facilitar a localização e a mobilidade dos moradores.
No Dia Mundial da Água, lembrando no dia 22 de março, os vereadores comentaram na tribuna sobre ações de prevenção relacionadas à data. O vereador Claiton Casagrande (PR) sugeriu que a Fundação Municipal do Meio Ambiente realize uma campanha sobre o uso correto de agrotóxicos. “Dados do IBGE apontam que a utilização de agrotóxicos é a 2ª maior causa de contaminação de rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico”, alertou.
O engenheiro da Casan, Cristian Marquezi, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia, na quinta-feira, 23, para explicar para os vereadores o processo de execução da obra de implantação do esgoto sanitário em Concórdia e o processo de tratamento depois da instalação. A expectativa é realizar 3 mil ligações e chegar a uma cobertura de 45% de esgoto trato.
A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou por unanimidade de votos a liberação de recursos no valor de R$ 10,5 milhões para obras de pavimentação urbana, pavimentação rural, recapeamentos, contrapartidas e tubulações de várias ruas do município. Os recursos têm origem própria da Prefeitura. Com o valor serão asfaltadas ruas que estão pendentes há alguns anos, além das pavimentações rurais anunciadas para as comunidades de Linha Pinhal, Gasperini e Terra Vermelha.
O vereador Evandro Pegoraro (PT) sugeriu que o governo municipal possa realizar o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas de Concórdia. Pegoraro é autor de uma lei que prevê que seja feito este tipo de trabalho. “Isto preocupa há vários anos, porque é também uma situação de saúde pública”, afirmou.
A sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Concórdia na manhã deste dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi realizada sob o comando da bancada feminina do Legislativo. Presidiu a sessão a vereadora Margarete Poletto Dalla Costa (PT) tendo como vice-presidente de forma simbólica a vereadora licenciada Denise Justi Lopes (PR) e secretariada pela vereadora Marilane Fiametti Stuani (PDMB).
A entrega de correspondência pelo serviço de Correios no Distrito de Santo Antônio também foi motivo de pedido de informações nesta sessão. O vereador Fabiano Caitano (PSDB) destacou que já foi pedido várias explicações para a entidade. Os moradores também pedem para que seja instalado um posto de atendimento no distrito.
As notícias de supostas dificuldades para que a empresa que administra a Área Azul de Concórdia, Merlos Junior, possa efetuar o pagamento dos valores para o município de Concórdia para a exploração do serviço foi tema de pedidos de informação na sessão desta segunda-feira, cinco de março, da Câmara de Vereadores de Concórdia. A preocupação dos vereadores é além do valor devido para o município é com o cumprimento das obrigações legais da empresa para com os colaboradores.
O vereador Mauro Fretta (PSB) fez uma indicação para que o “dinheiro repassado às instituições e associações através de convênios seja investido no comércio do município”. Conforme o vereador, o dinheiro recebido por estas entidades tem origem no movimento econômico do município, pagamento de impostos e o ideal seria que fosse dada a prioridade para os estabelecimentos locais.
O assunto mais debatido na sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia, nesta terça-feira, 20, não chega a ser uma novidade. No entanto, a preocupação continua porque mesmo com a cobrança, muitas pessoas não têm assumido a responsabilidade de cumprir a legislação municipal e manter o lote urbano vazio limpo.
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Concórdia, nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, tinha em pauta 28 proposições. A maior parte delas envolvendo infraestrutura urbana, com foco em pavimentações. As indicações de pavimentação foram realizadas pela bancada do PR e apontam para oito ruas. “São acessos importantes, alguns deles reivindicações de muitos anos da comunidade, muitas vezes ainda debatidas e escolhidas no programa do Orçamento Participativo (OP)”, explicou o vereador Claiton Casagrande (PR).
Durante a sessão desta segunda-feira, os vereadores discutiram a Moção 3/2018 de iniciativa dos vereadores Edno Gonçalves (PDT), André Rizelo (PT) e Closmar Zagonel (PMDB) que será encaminhada a três esferas de governo, com o objetivo de que órgãos públicos possam adotar medidas em defesa dos produtores de leite. A justificativa é que a “grave crise registrada nos últimos meses, provoca instabilidade de preço e de renda para muitas famílias”.